Por Marcos Hiroshi

Dez das principais skatistas de street do mundo competiram nos X Games, na tarde de sexta-feira (dia 29). O Brasil contou com duas fortes representantes: Letícia Bufoni e Jessica Florêncio. Mas apenas Letícia conseguiu passar para a grande final desta edição. Skate fluído, velocidade, personalidade e manobras seguras, como o frontside boardslide no corrimão maior, garantiram a medalha de prata para a brasileira, que em 2011 havia ficando com o bronze. Bufoni conquista a primeira medalha para o Brasil nesta edição dos X Games.

A campeã da edição foi a norte-americana, Alexis Sablone. A skatista utilizou a área de forma única, acertando manobras impactantes, como a sequência de manobras formadas pelo flip no gap entre a plataforma e a rampa reta, e na sequência subir de ollie o mesmo gap. Flip frontside fifty é uma de suas especialidade e desta vez foi a mesa de picnic poscicionada na escada que recebeu a manobra. Segunda medalha de ouro para Sablone, campeã na edição de 2010.

Mas a grande surpresa do pódio foi a norte-americana, Rachel Reinhard, que na última apresentação da final conseguiu encaixar uma sequência de ótimas manobras, como o frontside nosegrind na mesa de picnic, ficando com o bronze na competição.

Vale destacar a participação da lenda viva do skate feminino no final desta disputa, Elissa Steamer, que aos 36 anos de idade, conseguiu apresentar muita base sobre o skate e estilo de sobra. Steamer é profissional desde de 1998, detentora de quatro medalhas de ouro nos X Games (2004, 2005, 2006 e 2008), mostra que ainda está em forma, competindo lado a lado com a nova geração. Elissa é uma das principais responsáveis em incluir as mulheres em um esporte dominado pelos homens. Protagonista de partes de vídeo icônicas além de ser a primeira mulher a virar personagens dos jogos “Tony Hawk Pro Skater”.

SKATE STREET – FEM.   Atleta País 1. Alexis Sablone
85.66
2. Letícia Bufoni
81.00
3. Rachel Reinhard
81.33
4. Marisa Dal Santo
76.66
5. Lacey Baker
68.33
6. Elissa Steamer
62.00

Brett Wilhelm

Alexis Sablone
se superou novamente e ganhou sua segunda medalha de ouro nos X Games. Ollie subindo a plataforma.
Brett Wilhelm

A skatista utilizou a área de forma única. Fs rockslide para esquentar.
Brett Wilhelm

Leticia desde o ano passado era uma das favoritas ao ouro este ano, mas não conquistou o título. Nollie bs bigspin.
Brett Wilhelm

Leticia Bufoni participou da primeira bateria das eliminatórias e conquistou o seu lugar na final. Melon com estilo.
Brett Wilhelm

Marisa Del Santo, boardslide.
Brett Wilhelm

Lacey Baker, flip up pulando a corrente.