Ligiane Antunes de Oliveira é com certeza, a skatista mais style do Brasil, e tenho motivos de sobra pra dizer isso. Skatista dos pés a cabeça ela leva e sempre levou a bandeira do skate feminino. Em primeiro lugar ela conhece as raízes do skate feminino brasileiro, ela anda por amor e vai continuar andando até quando o seu corpo permitir. Ela não anda de skate por causa dos campeonatos e sim, pra si mesma. Eleita melhor skatista do ano de 2011 e capa da revista no mesmo ano, Ligiane nos conta um pouco mais da sua visão pessoal e expectativas para o Xgames Brasil:

Patrocínio: Black Sheep ,Cheers

Mora:São Paulo-SP

Quando você começou a andar de skate e porquê?

Comecei andar de  skate com 14 anos, com meus amigos de bairro, como eu não tinha um skate ficava andando com os skate deles até um dia eles montaram um skate todo velho para mim em uma situação não esperada. Sinceramente foi o melhor presente que já pude receber nessa vida, mal sabia que seria mais que um esporte e sim um estilo de vida e um amor eterno, minha valvula de escape até o ultimo suspiro de vida, e a partir desse dia não sai mais encima dele

Você se lembra do seu primeiro skate como era?

Sim! sempre me lembro dele, era um shape sem nose e sem tail, todo fudido ,as rodinhas parecia que nem tinha de tão pequena e nem era rolamento e sim bilha ,os truck era da New bem antigo e todo surrado e eu nem quiz saber se era velho todo dia eu tava com ele pra lá e pra cá ,dai com o tempo fui trocando as peças e melhorando ele..

Onde você anda?

Bom eu ando de skate em diversos lugares aqui na minha cidade natal, aqui tem vários lugares para andar, tento sempre andar em lugares diferentes pra não ficar mal acostumada, uma pista que costumo frequentar muito é a Aguas Espraiadas  que é uma pista bem roots…sinceramente a mais roots que já andei, ela fica dentro do maior esgoto de São Paulo, é uma pista que foi bem mal planejada porém os próprios skatistas locais sempre ajudou a modificar a pista deixando ela bem skatável ,gosto de andar na rua também,todos os picos que são skatáveis… eu gosto.

Quais os melhores picos que você já andou?

Foi em Buenos Aires, todos os picos que conheci por lá considero os melhores que já pude andar, praça Hussain, Faculdade Engenaria, rua ..muito pico de rua que não me lembro os nomes, mas todos foram os melhores, uma cidade bem skatável ,arquitetura bem planejada que dá gosto de andar.

Quem sempre te apoiou e acreditou no seu skate?

Minha mãe Olga da forma dela, claro. Ela nunca me apoiou 100% mais os 80 % que ela me apoiou e apoia, fez  e faz total diferença..e, claro meus amigos e amigas que muita influencia em toda essa história com o skate.

Qual a primeira menina que te inspirou a andar de skate?

Elissa Steamer e Vanessa Torres essas duas foram grandes influências e referência na minha vida,continuam sendo! muito estilo e atitude.

Como foi a ser eleita skatista do ano pela revista Cemporcento Skate?

Esse título veio na melhor hora! Eu já estava bem desanimada com a cena do skate aqui no Brasil. Aqui a cena é bem desvalorizada porém, sempre tem algum movie acontecendo, eu tinha acabado de ser capa dessa revista + entrevista então já estava bem motivada com a aceitação das pessoas logo em seguida veio essa noticia boa de melhor skatista do ano, fiquei bem feliz por esse reconhecimento.

Como foi a sua capa na revista Cemporcento?

Aconteceu em Buenos Aires, já fui pra lá bastante vezes, acabei fazendo várias amizades por lá que de certa forma sempre me fez voltar pra lá e me sentir bem. Daí o Renato Custodio e o Cotinz estavam planejando uma tour por lá.. para colher umas imagens pro video Beats e me convidaram, e não pensei duas vezes e fui junto. Pensava sempre em dar um 50-50 na borda que fui capa e não deu outra, com eles lá aproveitei já estava fazendo a entrevista pra revista e falei pra gente ir lá fazer essa foto. Jurava que o pico era mais fácil, porque no final dele tem um tranco que te gospe, tomei varios rolas mais a intenção foi maior, fora o incentivo deles ali me ajudou bastante

O que você acha da Elissa Steamer?

A rainha do skateboard feminino sem dúvidas! uma das maiores influenciadoras que já existiu, uma pela época que ela começou a andar que era raríssimo ver uma mulher andando tão bem, sem dúvidas ela plantou a sementinha no coração de várias meninas e de certa forma muito natural e agressiva  mostrou pro mundo que o sexo frágil era capaz de ir muito além do esperado

Qual a sensação de receber um convite para participar do xgames Brazil?

Um sonho realizado, o sonho de todas as skatistas é um convite desse, pois é um campeonato bem visado e valorizado, aqui no brasil não existe campeonato de tamanha grandeza, fora a experiência de estar e conhecer varias skatistas que me influenciaram, o  fato de poder andar com meninas com grande nivel, isso só acrescenta

Como você se sente sabendo que vai andar do lado das melhores skatistas do mundo?

Muito feliz e anciosa, acredito que não tem sensação melhor que estar nesse meio. O  bom é que eu não sou uma pessoa competitiva porque sem dúvidas estaria muito nervosa, gosto da diversão,de ver as meninas acertando manobras agressivas e técnicas, não é sempre que você tem essa oportunidade de se jogar nos picos e ver as meninas também com a mesma intenção,e claro, de ver do que sou capaz de fazer nesse momento .

Qual a menina que você está esperando ver de pertinho no xgames?

Lacy Baker…rs

sempre achei que essa mina tem muito estilo, gosto muito de ver ela andando, e sem dúvidas se a Elissa Steamer estiver essas duas eu admiro muito, mas não tem essa…quero muito estar do lado de todas que estiverem presente no dia.

Qual o seu maior sonho em relação ao skate?

Meu maior sonho é poder andar de skate até a morte e

Viver do skate, ter meus pro model ,ajudar e viver em prol do skate.

O que você acha que o deveria melhorar no skate feminino brasileiro?

União de todas, acredito que isso iria geral muitos beneficios para nos skatistas brasileiras, meu sonho é poder juntar todas as brasileiras e fazer um video com direito de premiere e quem sabe um dia uma revista …mas pra isso sem união e comunicação não séra possível, porque temos skatistas que valem ouro em cada parte do Brasil e outras que vivem fora também, se juntar todas ,tenho certeza que teríamos muito oque mostrar.

Quais são as meninas que estão se destacando no cenário?

Leticia Bufoni ! eu pude ver ela começando a andar de skate, pra mim é lindo ver ela como esta hoje, vivendo e quebrando tudo com o skate. A Jssica Florêncio é outra amiga que vi começando a andar, e hoje, ela me mata de orgulho. Eliana Sosco que sempre teve muito nível, e cada dia que passa, monstra que skate esta mais na vida dela, essas três para mim são as que mais se destaca no cenário do skate feminino street.

Quem você gostaria de agradecer?

Gostaria muito de agradecer a meu irmão Junior Pig, que sempre me apoiou, meus amigos e amigas que se eu for falar o nome da cada um não terá espaço aqui mas, de certa forma todos esses amigos que lerem essa entrevista vai automaticamente absorver esse agradecimento. Agradeço a Karen Jones que des do início me deu uma força, aos meus patrocinadores BLACK SHEEP e AMEE e todas as skatatistas que estão aí principalmente a velha guarda do skate Liza Araujo, Aline Dantas,Ana Paula Negrão (você rs), Patiane Freitas, Monica Messias, Marta Linaldi, Tati Marques e Luciana Ellington.

Qual o conselho que você daria pra uma menina que queria se destacar na mídia?

Movimento gera movimento, não fique acostumada com o velho …sempre busque novas oportunidades e não espere nada dos outros e sim de você mesma!