A primavera é uma das estações mais bonitas do ano e que acontece depois do inverno e antes do verão. No Brasil a estação começa oficialmente no dia 23 de setembro e é considerada a época das flores. É neste período que muitas espécies de árvores e plantas fazem a reprodução, por isso é tão comum encontrar jardins bem coloridos nesse período. Com uma paisagem tão convidativa a primavera abre portas para outra possibilidade, quase impossível no inverno, a prática de atividade física ao ar livre.

Às vezes durante o outono e inverno, principalmente em regiões que têm as estações bem definidas, fazer exercício físico ao ar livre é bem complicado devido ao vento e chuva, por exemplo. Quando o clima está pouco convidativo, a solução é procurar alternativas em locais fechados, como em casa ou em academias, para manter a regularidade dos exercícios. Já na primavera, o clima fica mais ameno e é ideal para aproveitar as ruas, parques, praças e lugares onde é possível se exercitar. E você sabia que fazer atividade física  ao ar livre traz outros benefícios que vão além de manter a forma?

FOTO 1 CAPA

Segundo um trabalho publicado no periódico americano Environmental Science & Technology ciclistas que pedalaram com uma paisagem verde ao fundo avaliaram o exercício como mais fácil do que quem treinou em uma sala comum. Logo, o verde é uma cor que ajuda e estimula a prática da atividade, bem como o equilíbrio, a evolução mental e física.

Mais uma vantagem de se exercitar ao ar livre é que a prática também melhora a disposição e ajuda a regular o sono. A luz natural é importante para ajustar o relógio biológico que determina o ritmo em que o organismo funciona. Além de aliviar o estresse, outro benefício é a presença do sol que estimula o organismo a produzir vitamina D, importante para os ossos e músculos. Especialistas recomendam a exposição ao sol durante 15 minutos por dia.

FOTO 3 _ Trilhas floripa

Que tal aproveitar cada minuto do clima e da paisagem propocionada pela primavera para manter o corpo em forma e a mente sã? Pedalar a beira-mar, andar de skate na rua, fazer stand up paddle, aproveitar o parque para correr, enfim, são opções para aproveitar melhor a estação das flores e continuar com a saúde em dia.

Fonte: Mdemulher.abril

Fotos: Globo.com/ Juliano Cassemiro/ Trilhas Floripa